O nariz sabe

Respire.

Você respirou pelo nariz ou na boca?

A respiração é uma coisa muito poderosa. Ela literalmente nos mantém vivos. Entretanto usar sua respiração corretamente, não é tão simples como inspirar e expirar. A forma como você respira pode ter um enorme impacto em sua saúde, bem-estar e performance em geral.

As várias partes do corpo são projetadas para fins específicos. Sim, tudo está relacionado e há alguma sobreposição entre as partes, no entanto, cada uma tem sua própria habilidade especial. O nariz tem pequenos cabelos e uma estrutura complexa que evoluiu para respirar. É PRIMARIAMENTE parte do sistema respiratório. A boca tem uma língua, dentes e glândulas salivares, é PRIMARIAMENTE parte do sistema digestivo. Embora ambas as estruturas e suas funções estejam relacionadas, ambas possuem uma função primária óbvia por sua estrutura.

Só porque você pode respirar através da boca, não significa que você deveria. Da mesma forma, apenas porque você pode empurrar alimentos pelo nariz e eventualmente chegar ao seu estômago, não significa que você deveria.

Quando usamos o nariz para o propósito pretendido, acontece uma coisa interessante; O Óxido de Nitrogênio (NO) é liberado dos seios paranasais. O óxido de nitrogênio é uma substância bastante surpreendente. Faz várias coisas quando respiramos:


• Esterilização - O óxido de nitrogênio esteriliza o ar que respiramos, o que é muito benéfico para quem trabalha em um ambiente de escritório ou viaja em aviões com frequência. Pequenos focos de resfriados e gripe podem ser melhor evitados através da utilização da respiração nasal.

• Dilatação brônquica - O óxido de nitrogênio é um dilatador brônquico. Ele ajuda a abrir as vias aéreas. Isso é excelente para asmáticos ou qualquer pessoa com dificuldades respiratórias. Isso também tem implicações no desempenho para esportes e exercícios.

• Perfusão de ventilação - O óxido de nitrogênio auxilia na perfusão de ventilação. A maior parte do tempo o sangue fica nos lobos inferiores dos pulmões. O óxido de nitrogênio ajuda a trazer o sangue dos lobos inferiores para os lobos superiores aumentando a absorção de oxigênio. Em outras palavras, ajuda o oxigênio a passar dos pulmões para o sangue. A respiração nasal pode melhorar essa absorção de oxigênio em 5-15%.


A respiração nasal é uma respiração mais eficiente. Devido ao tamanho das narinas e cavidades nasais em comparação com a boca, o nariz controla melhor a quantidade de oxigênio que absorvemos e, o que é mais importante, quanto dióxido de carbono que expiramos.

Já foi dito para você respirar fundo quando você estava bravo, estressado ou chateado? O problema com a respiração profunda, particularmente a respiração profunda na boca, é que, quando expiramos muito ar, expulsamos muito dióxido de carbono. Então, quando respiramos, inalamos oxigênio e exalamos dióxido de carbono. O oxigênio se move de nossos pulmões, para o nosso sangue e nos tecidos onde é mais necessário.

O dióxido de carbono é como um escape, um gás residual criado a partir do nosso metabolismo; essencialmente a degradação de carboidratos e gorduras. Mas o dióxido de carbono é muito mais do que apenas um produto de resíduos. O dióxido de carbono desempenha um papel essencial na utilização do oxigênio.

Quando nosso sangue está totalmente oxigenado, temos cerca de 95-99% de saturação de oxigênio. Você não pode obter mais do que isso. É como encher um copo com água. Uma vez que está cheio, está cheio. Mas 99% de saturação de oxigênio não significa que o oxigênio está em nossos tecidos, como o cérebro e os músculos, onde ele é necessário. Para entrar nos nossos tecidos, precisamos de dióxido de carbono.

O dióxido de carbono atua como uma entrada entre o sangue e os tecidos. Se expirarmos muito dióxido de carbono, a porta permanece fechada e o oxigênio não pode passar do nosso sangue para os tecidos. Mas, quando conservamos algum dióxido de carbono, a porta se abre e o oxigênio flui livremente nos tecidos. Quando você respira fundo pela boca, quando nervoso ou quando se exercitando, isso pode ser mais problemático. Claro que oxigenará o seu sangue, mas ao tirar todo o seu dióxido de carbono, o oxigênio não chegará onde ele é necessário. Isso pode causar coisas como fadiga e "névoa cerebral".

CONTROLAR a respiração é muito mais benéfico. A maneira mais fácil de fazer isso é usar seu nariz. É pra isso que ele serve. Inspirar suavemente pelo nariz, expirar gentilmente pelo nariz, pausar. Repetir.

A respiração realmente é uma coisa incrível. É parte integrante da vida. Você pode sobreviver várias semanas sem comida, vários dias sem água, mas você pode sobreviver apenas alguns minutos sem respirar. Sem a respiração, morreremos, mas ela pode ser usada de forma ineficaz. Aproveite o poder da respiração, óxido de nitrogênio e dióxido de carbono. Use seu nariz para o propósito pretendido.

Sobre o autor

Yamande Almeida

CF Level 1 Trainer; CF Competitors Trainer; CF Kids Trainer; CF Weightlifting Trainer; CF Endurance Trainer. CrossFit Brabo primeira da Paraíba. Eu sempre vou estar lá por vocês. Sempre me certificarei que vocês estejam melhorando seus pontos fortes e trabalhando nas suas fraquezas. Sempre tentarei ser uma bússola que os guia a ser uma versão melhor de vocês mesmos. Colocarei as necessidades de vocês antes das minhas próprias. Vou ajudar vocês a perceberem que não existem empecilhos para atingir os seus objetivos. Me esforçarei pra fazer o impossível, possível. Quero ser um grande treinador, amigo e mentor. Quero inspirar vocês. Quero que olhem pra mim e digam: "Por sua causa eu não desisti."